Investimento Imobiliário mantém valorização do capital
Em contraciclo à actualidade vivida no mercado Angolano pautada pela depreciação da moeda – Kwanza – face aos valores de referência do Dólar Norte Americano, o mercado Imobiliário de Luanda mantém os sinais positivos de consolidação dos valores de referência, registando um aumento da procura por oportunidades de investimento em Imóveis, sobretudo no momento do inÃcio de construção.
Os valores percentuais na ordem dos 40% revelam a queda acentuada da moeda nacional, com base na descida da cotação internacional do preço do barril de crude, diminuindo a entrada de divisas no paÃs, o que impulsiona a pesquisa constante por soluções alternativas de investimento e de garantia de capital, contornando perdas representativas no património financeiro. Â
É neste contexto que o sector Imobiliário em Angola mantém o seu desenvolvimento, com aposta constante na elevação da qualidade e na diversificação de opções e tipologias, em empreendimentos com conceito inovador capazes de oferecer ao mercado habitacional soluções verdadeiramente à medida das suas necessidades de compra e arrendamento.
A par, verifica-se igualmente a crescente necessidade de movimentação de capital, alavancando a dinâmica de vendas, sobretudo a de bens de maior envolvimento, com maior potencial de manutenção do seu valor e de protecção do dinheiro.
Desta forma o mercado volta a dar sinais claros de oportunidades de investimento, com vantagens para os clientes mais atentos ao surgimento de novos empreendimentos, constituindo-se o momento inicial de promoção imobiliária como ideal para a realização da compra orientada à futura rentabilização.
Segundo as referências do sector, a aquisição de bens imóveis nessa condição possibilita sobretudo a obtenção do melhor preço sobre o produto, a par da maior flexibilidade das condições de aquisição e negociação, acrescido de possibilidades de personalização do imóvel.
Mas no topo das referências surge a indicação de que a possibilidade de revenda ou de arrendamento é o principal motivo para a aquisição de imóveis em fase inicial, maximizando o potencial de rentabilização. No primeiro caso, o percentual oscilante entre 15% e 20% é actualmente o valor corrente de rentabilidade obtido no momento de revenda, sendo que no segundo caso, o inÃcio da recuperação do investimento é por vezes imediato após a conclusão da sua construção em função da manutenção da elevada procura pelo arrendamento registada ainda hoje em dia em Luanda, dividida entre clientes de carácter empresarial e particular.
É importante referir que estes clientes têm como caracterÃstica dominante o interesse por imóveis inseridos em empreendimentos com qualidade referencial, arquitectura de renome e acima de tudo com conceito diferenciado, distante do que até então o sector Imobiliário disponibilizava ao mercado.